08 dezembro 2010

Resolvendo a Acentuação (Encoding)

Bom pessoal, estou com um objetivo pessoal de escrever aqui dicas simples de problemas comuns pelos quais passamos no no dia-a-dia, e que na maioria das vezes possuem solução simples, em ainda assim perdemos um tempão neles.  Vamos lá então.

Neste post, falarei sobre um problema que tive com acentuação e que consegui resolver quando encontrei esta dica no site CSHARPBRASIL, do qual transcrevo.

O meu problema foi um tanto diferente, na verdade eu não precisei exportar nem converter dados, mas sim criar um parâmetro num XML de configuração onde a resposta deveria ser uma palavra acentuada e o Encoding UTF-8 (padrão) não resolveu.

Os caracteres apareciam como na dica do site CSHARPBRASIL:


A solução, para no caso citado no site CSHARPBRASIL, acertar o Encoding foi incluir a seguinte linha no web.config (dentro da TAG system.web):


E pronto!  Problema resolvido.  Logo abaixo o resultado esperado:


No meu caso troquei o cabeçalho padrão do XML

De:   <?xml version="1.0" encoding="UTF-8" ?>

Para:   <?xml version="1.0" encoding="ISO8859-1" ?>


E resolvi meu problema.

Até a próxima.

Um comentário: